domingo, 24 de outubro de 2010

Plano de Trabalho - chapa 1

Universidade Federal da Bahia
Instituto de Letras
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CONSULTA PÚBLICA PARA INDICAÇÃO DE DIRETOR E VICE-DIRETOR DO INSTITUTO DE LETRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

PLANO DE TRABALHO DOS CANDIDATOS
PARA O QUADRIÊNIO 2010-2014

AMÉRICO VENÂNCIO LOPES MACHADO FILHO
Professor Adjunto IV de Língua Portuguesa do Departamento de Letras Vernáculas
JADIRLETE CABRAL DE ANDRADE
Professor Adjunto I de Língua e Literatura Italiana do Dep. de Letras Românicas

"Regularidade, disciplina, decoro, ética, eficiência e eficácia" são os provimentos regimentais basilares de competência para o bom desempenho dos cargos de Diretor e Vice-Diretor de uma Unidade Universitária. É, a partir da conjugação desses substantivos nocionais, que ensino, pesquisa e extensão podem melhor se articular, com vistas ao cumprimento de seus objetivos institucionais. Educar, gerar e propagar conhecimento, interagir, socializar, democratizar são ações requeridas. Ações que só encontram seu corolário através da ordem, da organização, do planejamento e, sobretudo, de atitudes ou posturas pró-ativas. Atingir um alto padrão de qualidade acadêmico-administrativa pressupõe a orquestração em maior ou menor sonoridade de cada um desses elementos. Junte-se a tudo isso, indissociadamente, a prática da equidade, do direito coletivo, do acesso irrestrito à informação e do respeito. É com esse espírito e com grande devoção ao Instituto de Letras da Ufba − e não por razões de ordem secundária − que nós, Américo Venâncio Lopes Machado Filho e Jadirlete Cabral de Andrade, candidatos a Diretor e Vice-Diretora, respectivamente, para o Quadriênio 2010-2014, apresentamos abaixo nosso plano de trabalho. Trata-se apenas de um esboço inicial do conjunto de metas e ações imediatas que julgamos necessário, já que temos a convicção de que não se constrói uma gestão democrática, voltada ao sucesso e ao pleno atendimento das expectativas comunitárias, sem a participação efetiva de todos os envolvidos no processo e sem que se conheçam a realidade (na dimensão de sua possibilidade), as carências, os problemas e as demandas efetivas dos alunos, dos professores, dos funcionários e da sociedade a que buscamos servir.

Meta: Planejamento estratégico plurianual de curto, médio e longo prazos 


Ações correspondentes:

Programar em caráter de urgência um ciclo de fóruns ou encontros de discussão, junto a toda a comunidade, para diagnóstico dos problemas, carências, satisfações, acertos e demandas futuras, no que concerne às relações pessoais e institucionais, à qualidade dos serviços prestados, às práticas pedagógicas adotadas, à realização de atividades de pesquisa e de extensão.
Avaliar a adequação dos recursos físicos, móveis e imóveis, existentes, e sua efetiva e propícia ocupação e uso.
Identificar as fontes de captação de recursos financeiros, os volumes de repasses institucionais anualmente previstos, assim como a busca por novos fundos, nomeadamente o melhor aproveitamento daqueles provenientes das dotações regimentais, relativas a projetos de extensão, estabelecendo, ademais, uma política de estímulo à comunidade para participação em editais de fundações de amparo à pesquisa e/ou extensão ou de captação de verbas ou convênios através de órgãos federais, locais, nacionais e mesmo internacionais.
Elaborar, com base no diagnóstico junto à comunidade e da avaliação dos recursos físicos e financeiros, o planejamento estratégico de Letras para o quadriênio 2010-2014, discriminando as ações de curto, médio e longo prazo, para sua consecução, estabelecendo, com clareza, transparência e hierarquia, a execução prevista, assim como a respectiva dotação orçamentária.

Meta: Serviço de informação eficiente e transparente

Ações correspondentes:

Reestruturar, com urgência, a página do Instituto de Letras na WEB, com atualização diária, privilegiando a divulgação da estrutura organizacional, quadro funcional, horário de funcionamento dos serviços públicos, decisões, atas das reuniões, orçamento da Unidade, planejamento e aplicação dos recursos, informações sobre eventos etc.
Implantar painéis eletrônicos de modelo touchscreen, nos principais acessos ao prédio de Letras, em que o interessado possa ter acesso às plantas virtuais do Instituto, com identificação espacial de departamentos, colegiados, salas de pesquisa e gabinetes, à agenda diária de suas instâncias, ao orçamento e aplicação de recursos, aos horários de reuniões, às oportunidades de estágios e empregos para os alunos, aos processos de seleção para bolsas de estudo na Unidade e em instituições correlatas, aos eventos acadêmicos, científicos e de lazer, entre outras informações.
Criar rede wireless banda larga de Letras, com a instalação de antena roteadora, com vistas a permitir o acesso à WEB codificado e em ambiente seguro, para toda a comunidade, mediante identificação de usuário e senha.
Criar o Serviço de Atendimento à Comunidade de Letras (SAC-LET) no térreo do Instituto, em que os alunos, professores, funcionários e visitantes, possam pedir informações, com atendimento personalizado, trocar correspondências, entregar e receber tarefas ou trabalhos acadêmicos, avaliações, livros ou módulos de disciplinas, depositar achados-e-perdidos etc.

Meta: Melhoria no atendimento dos serviços oferecidos à comunidade

Ações correspondentes:

Elaborar diagnóstico do atual quadro funcional, formação, qualificação, lotação, competências, atribuições profissionais, sem esquecer dos interesses pessoais, com vistas a possíveis relotações, transferências, redistribuição de encargos, impossibilitando dessa
forma desvios de função, assim como definir o sistema de composição de carga-horária semanal de trabalho.
Estabelecer um calendário plurianual de qualificação funcional sem ônus, a título de atividade de extensão, sobretudo para o quadro administrativo da Unidade, no que concerne a cursos de redação oficial, relações interpessoais, atendimento ao público, firmando para isso convênios com outras unidades de ensino da Universidade Federal da Bahia.
Unificar a Secretaria dos Colegiados dos Cursos de Letras, permitindo que o aluno interessado possa apresentar, a qualquer momento da jornada de funcionamento da Unidade, solicitações ou serviços de competência dessa instância acadêmico-administrativa, mantendo, entretanto, as distribuições de encargos ora existentes entre os funcionários de cada colegiado específico e respeitando as possíveis divisões espaciais ergonomicamente necessárias.
Criar o Serviço de Arquivamento Institucional (SAI) da documentação dos colegiados, departamentos, assim como regularizar o arquivo-morto existente.
Intransigir (com o direito ao neologismo) no cumprimento dos horários de funcionamento divulgados dos serviços de atendimento ao público.
Articular junto à Biblioteca Central da Ufba, em consonância ao recursos alocados para esse fim pela Universidade, uma política de aquisição de títulos bibliográficos, com base nos programas das disciplinas dos cursos de Letras, em quantidade suficiente à real demanda, em especial dos livros estrangeiros ou de difícil aquisição, a partir de campanha de conscientização de que não existe Universidade sem livros.
Identificar as discrepâncias existentes no quadro funcional, quer no que se refere aos servidores técnico-adminitrativos, quer no que concerne à lotação de professores do magistério superior federal, em função dos encargos de ensino e dos serviços de atendimento, isto é, da real oferta de vagas, e da demanda constante no planejamento original do Programa Reuni, buscando junto à Pró-Reitoria de Graduação soluções, quando pertinente, sobretudo no que tange ao atendimento.
Implantar o serviço self-service de reprografia no Instituto, buscando estabelecer convênios com empresas da área, para provimento de maquinário suficiente para todos os andares de Letras, com maior concentração no térreo, em que o aluno, a partir de um cartão "porta-moedas" recarregável, possa copiar os textos ou módulos de disciplinas de seu interesse, a baixo custo, como sói ocorrer nos grandes centros acadêmicos da Europa e Estados Unidos. Os módulos ficariam depositados no SAC (Serviço de Atendimento à Comunidade de Letras).
Elaborar estratégias ergonômicas de melhor administração e uso dos equipamentos, sobretudo na integração de impressoras e congêneres através de rede wireless de acesso controlado.

Meta: Aumento do nível de segurança

Ações correspondentes:

Reforçar junto ao Conselho Universitário a necessidade de uma política renovada de segurança dentro e no entorno dos campi da Ufba, nomeadamente a necessidade de se estabelecerem protocolos de acesso às suas dependências em todas a portarias, quer por via motorizada, quer de pedestres.
Implementar a identificação de toda a comunidade de Letras por cartão funcional/estudantil magnético, que discipline e possibilite o registro do acesso a suas dependências.
Implantar novas câmaras de controle em todos os ambientes do Instituto, com gravação recorrente, com devido arquivamento de imagens.
Disciplinar o estacionamento em Letras, através do fechamento por cancela eletrônica, possibilitando sua utilização por professores e funcionários, assim como de deficientes devidamente cadastrados.
Redimensionar o sistema elétrico do Instituto que, em função de seu crescimento estrutural, passa a demandar reavaliação e adequação.

Meta: Avaliação e renovação continuada do currículo dos cursos de Letras

Ações correspondentes:

Estimular o trabalho continuado dos colegiados no sentido da avaliação periódica das grades curriculares dos cursos de Letras, procurando criar novos mecanismos de análise, como pesquisas de satisfação junto ao estudantes, recontato sistemático com egressos para geração de estatísticas relacionadas à sua inserção no mercado de trabalho, realização de fóruns com a comunidade e com a presença de analistas externos, dentre outras.
Corrigir distorções na grade curricular, tais como sobreposições de conteúdos programáticos, quebra e/ou manutenção de pré-requisitos etc.
Motivar a criação de novas disciplinas optativas que reflitam as linhas de pesquisa de excelência do Instituto.
Meta: Fortalecimento das relações institucionais e funcionais
Ter como princípio fundamental o estabelecimento do diálogo em todos os níveis e instâncias, sem a personificação das tendências políticas ou das ações, acolhendo, eticamente, cada membro da comunidade em sua diversidade ideológica e de competência, no espaço do direito e da moral. O respeito à diversidade como fundamento, sem ser fundamentalista.
Promover a avaliação da estrutura organizacional do Instituto, no que concerne às suas instâncias administrativas, nomeadamente de sua organização departamental, com vistas a um possível redimensionamento.
Discutir no Conselho Universitário o papel de Letras nos equipamentos compartilhados de ensino, sobretudo no Centro de Idiomas a ser inaugurado.
O presente plano, como antes advertido, é embrionário, em função de não poder ainda privilegiar as diferentes vozes e os variegados anseios da comunidade a que se destina. Representa, entrementes, um modo de ver, de agir, uma filosofia de administração de verve verdadeiramente democrática e participativa.
Desejamos reconduzir o Instituto de Letras ao seu curso natural de centro gerador de conhecimento, de harmonia funcional, e resgatar seu papel de produtor de ideias, plenamente integrado à dinâmica renovadora da Universidade Federal da Bahia.

Salvador, 04 de outubro de 2010

Américo Venâncio Lopes Machado Filho
Professor Adjunto IV de Língua Portuguesa do Departamento de Letras Vernáculas
Candidato a Diretor

Jadirlete Cabral de Andrade
Professor Adjunto I de Língua e Literatura Italiana do Departamento de Letras Românicas
Candidata a Vice-Diretora

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